Luz azul: entenda o que é e quais são os perigos reais para a pele

Luz azul entenda o que é e quais são os perigos reais para a pele

Luz Azul: Entenda o que é e quais são os perigos reais para a pele

A luz azul, também conhecida como luz de alta energia visível, tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia a dia e é emitida por lâmpadas LED e outras fontes de tecnologia. Embora seja boa para seu bolso, ela vem causando preocupações acerca de seus efeitos na saúde.

O que é luz azul?

A luz azul faz parte do espectro eletromagnético e possui comprimentos de onda mais curtos que os da luz visível, por isso ela é mais propensa a causar danos aos olhos e à pele. Esta luz pode ser encontrada em computadores, tablets, celulares, televisões, entre outros.

Quais são os perigos da luz azul para a pele?

A exposição constante à luz azul nos olhos e na pele pode resultar em danos a longo prazo. Confira alguns dos efeitos mais preocupantes:

• Pigmentação: a luz azul pode alterar o equilíbrio de melanina na pele, o que causa manchas e desigualdades na pele que podem ser visíveis.
  • Rugas prematuras: a luz azul pode danificar as fibras de colágeno que dão suporte à pele, levando ao aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro.
  • Danos aos olhos: os olhos também são afetados pela luz azul, por isso é importante usar óculos de sol apropriados quando estiver em lugares iluminados.

Como minimizar os riscos da luz azul?

A melhor maneira de se proteger da luz azul é afastando-se o máximo possível de fontes de luz artificial. Se isso não for possível, é recomendado adotar algumas medidas de proteção, como:

• Usar protetor solar com filtro contra a luz azul;
  • Limitar o tempo de exposição a telas de computadores, smartphones e televisões;
  • Usar óculos de sol apropriados quando estiver ao ar livre.

É importante se lembrar de que a exposição à luz azul inesperada pode ser muito perigosa para a saúde, portanto, prevenir é sempre a melhor opção.