Tudo sobre cabelos: entenda a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução

Tudo sobre cabelos entenda a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução

Tudo sobre cabelos: entender as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução

Muitas vezes, quando vamos ao salão de beleza para cuidar do nosso cabelo, a cabeleireira vai propor tratamentos para hidratação, nutrição e reconstrução.

Quando não sabemos o que exatamente são essas coisas, ficamos confusos quanto qual escolher. Então, vamos entender melhor cada tratamento e quais são as melhores opções para os diferentes tipos de cabelos.

Hidratação

Esse é o tratamento mais simples e prático para qualquer tipo de cabelo. O objetivo aqui é repondo a água que se perde ao longo do tempo. Além da água, podem haver outros agentes nutritivos, como proteínas ou óleos, mas o carro chefe é a água.

A frequência mínima é de uma vez a cada 15 dias e, de fato, a hidratação é indicada para qualquer pessoa, como forma de prudução diária.

Nutrição

Também conhecida como alimentação, a nutrição é dedicada principalmente à devolução das lipídios e ao equilíbrio capilar. Lipídios são moléculas ricas em ácidos graxos que dão flexibilidade e hidratação profunda ao cabelo.

Diferentemente da hidratação, a nutrição só deve ser feita seguindo orientação do cabeleireiro, pois são vários os tipos de fórmula e o seu uso pode ter efeitos adversos se for feito com a equação errada para o seu tipo de cabelo.

Reconstrução

A reconstrução é recomendada para cabelos danificados. Com a ação de secadores, chapinhas e poluição, as cutículas sofrem danos que ocasionam o ressecamento e a fragilidade, inclusive quebra. Por isso, quem usa esses equipamentos com frequêcia precisa recorrer a reconstrução.

Nesses casos, foi criada uma categoria de tratamento chamada tratamento térmico. Além de reconstruir, ele faz selamento das cutículas, para manter a hidratação. As principais substâncias são aídea guanidina, que é um formador de ligação química, e o queratina.

O que você escolher?

Agora que você já conhece melhor sobre os tratamentos é só escolher o ideal para o seu tipo de cabelo:

• Para cabelos normais, use hidratação semanalmente;
  • Para cabelos danificados, faça reconstrução e tratamento térmico;
  • Para cabelos que necessitam de “refeições” extras, opte por nutrição.

Assim, você obterá resultados incríveis e saudáveis para os seus cabelos.